A Sassaricando nasceu de uma paixão pelo carnaval!

Rê Guimarães, nossa fundadora, sempre foi apaixonada por carnaval desde que nasceu. Aprendeu a costurar, bordar, tricotar e fazer crochê com a sua avó materna, que fazia todas as suas fantasias; seu avô materno tocava pandeiros em rodas de samba pela cidade; seu tio-avô tinha um bloco de carnaval nos anos 80 e sua mãe é, até hoje, a maior carnavalesca que ela conhece.

Quando o bloco carioca Bangalafumenga abriu sua oficina em São Paulo lá em 2012, lá foi ela aprender a tocar tamborim. Foi lá, também, que começou a confeccionar os próprios acessórios. Uma amiga pediu aqui, outra ali, e, então surgiu a ideia: porque não comercializar estes acessórios?

Então, em setembro de 2015, fizemos a nossa primeira venda no ensaio do Banga e...vendemos todas as peças!

Assim, a Sassaricando nasceu, como primeira marca de acessórios dos blocos de SP!

Depois de um primeiro carnaval de sucesso, era hora de expandir a produção.

Para isto, em abril de 2016, a Rê entrou em contato com a Associação Fala Mulher, ONG no bairro do Limão em SP, que acolhe mulheres em situação de violência doméstica, para fornecer cursos gratuitos de capacitação profissional.

Os cursos perduram até hoje e se espalharam para diversas parcerias, além da Fala Mulher. Hoje damos cursos de formação na Casa Maria, Maria (que também acolhe mulheres em situação de violência doméstica), na Casa Florescer (que acolhe mulheres trans), temos parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo e, em breve, com o Ministério Público de São Paulo.

Ao todo, mais de 100 mulheres foram formadas nestes anos e capacitadas rumo à sua independência financeira.

As mulheres que se destacam nos nossos cursos são convidadas para formar o nosso time de artesãs e recebem 10% do valor final de venda já no momento da produção.

Impacto social com brilho e alegria é com a gente mesmo!

Vem conhecer mais sobre nosso time incrível por aqui e descobrir quem fez o seu acessório!

Além disso, trabalhamos com upcycling, utilizando os retalhos de nossos tecidos para confecção de sapatos veganos em parceria com a Kasulo, bem para produção de nossas Asas de Pássaro e acabamento de diversos acessórios, reduzindo o lixo e nosso impacto ambiental.

Temos tamanhos plus size em todas as nossas coleções, desde 2018, sendo a primeira marca do país a fazer uma coleção de carnaval com uma grade extensa e contemplando estas mulheres, em parceria com a Clamarroca Plus.

Acreditamos no empoderamento feminino e este é nosso maior pilar: pela independência financeira, pela aceitação do corpo, pela beleza e pelo brilho.

Vem brilhar e se alegrar com a gente! <3